Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Simples

Simplesmente Simples

Sex | 27.07.18

À Luz da Minha Sombra

D4D61DC1-2D97-40BB-9A87-70B70C08DB0C.jpeg

No desenvolvimento pessoal é comum falar-se da nossa luz e da nossa sombra.

 

Há quem acredite, que quanto mais desenvolvido/evoluído, menor a sua sombra e menos coisas negativas terá ou será.

 

Se pensar numa tarde de praia com um sol intenso, a minha sombra será sem dúvida maior quando o sol está no seu pico e consequentemente há maior quantidade de luz.

 

Ao que surge a questão: Será verdade que quanto mais evoluída, menos sombras terei? Quanto mais iluminada serei, menos aspectos negativos verei?

 

Acredito que, tal como a sombra maior ao sol, também a minha evolução e iluminação trará uma maior sombra. Sinto que talvez não tenha mais sombras, mas tenho outra maturidade e desenvolvimento para olhar para elas, o que por si só pode fazer com que repare mais nelas, para as poder levar até à luz do entendimento. 

 

No caminho do desenvolvimento pessoal aprendi a olhar a minha sombra, perceber de onde vem e do que precisa, e talvez ela própria me ajude de alguma forma a evoluir mais um pouco. Gosto de dizer que de vez em quando bebo café com a minha sombra, dou-lhe a atenção de que precisa e tudo se torna mais simples e fluido para ambas, luz e sombra.

 

A querida Sofia há uns dias colocava no instagram uma frase: "Não há amor-próprio verdadeiro se nele não incluíres as tuas sombras."

E é mesmo isso que sinto, quanto mais aceitar a minha sombra mais fácil e amorosa se torna a relação comigo mesma. Porque talvez apesar de evoluída ou não, mais desenvolvida pessoalmente ou não, a minha sombra poderá estar sempre lá.

Acredito que sou como a cebola, tenho sempre mais e mais camadas e a evolução será sempre um caminho, um tirar de camadas, e a cada camada poderão surgir novas sombras e objectivos.

 

Sei agora que sou um ser perfeito com todas as minhas imperfeições. Entendo agora que talvez a minha sombra não diminua com o meu desenvolvimento. Talvez eu até possa evoluir mais à luz da minha sombra.

O que poderá acontecer se eu não negar a minha sombra? O que poderá trazer para a minha vida esta aceitação da sombra? 

 

4 comentários

Comentar post