Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Simples

Sab | 29.09.18

Autoestima (des)Combina com Egoísmo!

Cópia de E se cada pessoa me pudessse cnsinar alg

Autoestima e egoísmo… haverá alguma relação? Será que ao cuidar de mim porei os outros de lado e serei egoísta?

 

Na minha miopia autoestima significa cuidar de mim. Mais do que gostar do que vejo ao espelho, mais do que gostar do que penso ser as minhas qualidades. Autoestima significa que tenho por mim o apreço necessário e fundamental para cuidar de mim e zelar pelo meu bem-estar seja emocional ou físico.

A autoestima garante que me digo sim, mesmo que isso signifique dizer não ao outro. A autoestima implica que poderei ter limites ou dificuldades, mas também que terei a vulnerabilidade necessária para pedir ajuda ao outro. A autoestima subentende que independentemente de como me sinto ao olhar ao espelho tenho em mim a certeza de que sou mais do que um corpo e nenhuma imagem reflete o meu verdadeiro valor. O meu valor intrínseco é imutável, e transcende qualquer imagem ou ideia de corpo. A autoestima carrega o poder e coragem para a mudança, pois caso algo esteja menos bem na minha vida, ou algo me faz menos feliz, a autoestima garante que olharei por mim, fazendo a mudança necessária à minha maior felicidade. A autoestima garante que conheço a minha melhor versão, mas também a pior, e mesmo assim a forma como cuido de mim não se altera.

Como estará a minha autoestima? De que forma tenho cuidado dela?

 

Contudo, sinto que a autoestima não traz por si só felicidade. A felicidade poderá estar em partilhar esse amor com o outro, em enaltecer o que de melhor o outro tem, em ajudar o próximo. A felicidade está em cuidar de mim, para poder viver a minha melhor versão tanto para mim como para o outro.

Será que a autoestima subentende um certo nível de egoísmo?

 

Define-se egoísmo por: amor exclusivo à pessoa e aos interesses próprios.

E será que eu como ser humano alguma vez poderei amar exclusivamente?

 

2 comentários

Comentar post