Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Simples

Simplesmente Simples

Sab | 15.12.18

Dicas Para Uma vida Mais Feliz e Saudável

Cópia de E se cada pessoa me pudessse cnsinar alg

Na última semana tive uma pequena gripe que, apesar de pequena, me trouxe um dia de recuperação em casa e alguma reflexão. Coincidência, ou não, atendi duas senhoras no trabalho nessa mesma semana que contribuíram nessa reflexão e relembraram-me de algo tão importante.

Reflito sobre a saúde, o equilíbrio entre o corpo-mente-espírito e sobre envelhecer.

 

Uma das senhoras que atendi tinha aproximadamente 80/90 anos e aparentava um ar tão jovem e saudável que por si só despertou em mim alguma atenção. Talvez se eu assumisse a mesma postura que ela leva na vida pudesse eu também envelhecer jovem e com ar saudável. Ao longo da consulta o que despertou mais a minha atenção foi a quantidade de vezes que a senhora dizia “obrigada Senhor”. Daquelas pessoas que repetem a mesma coisa tantas vezes que até testam a paciência da pessoa e até quando o médico lhe disse o seu problema e que tinha de ser operada, apesar de uma cirurgia simples, ela agradeceu ao Senhor, porque detetou a sua situação atempadamente. Contudo, talvez essas palavras que ela tanto repetia demonstrassem a forma como ela pensa e vê a vida. Talvez eu pudesse aprender algo com ela.

 

“Obrigada Senhor” remete-me para dois pensamentos/dicas:

- Apesar da senhora mostrar bastante ligação à religião católica, levo este pensamento e sentimento da fé além disso. Não preciso de ter religião para ter fé. E talvez a fé contribua para uma vida mais leve e saudável.

GRATIDÃO - Aquela palavra tão falada (e ainda bem) a nível do desenvolvimento pessoal (que também falei aqui). Talvez se eu assumir uma postura de gratidão veja mais facilmente o lado positivo das situações e isso me permita viver uma vida mais feliz.

Ao sair da consulta a senhora afirmou que estava feliz por ir para casa e por poder ir cozinhar e almoçar à sua hora habitual. Puxei a conversa e fiz-lhe algumas perguntas, sendo que ela afirmou que evitava ao máximo restaurantes e comida “não verdadeira”. Assim surge-me mais uma dica ou pensamento para uma vida e futuro envelhecimento mais saudável e feliz – ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE - Não me refiro a comer saudável ou não saudável, porque o ser saudável é puro julgamento e mais do que a comida que ingerimos vale a forma como a ingerimos e como nos sentimos ao ingeri-la.

 

Mais tarde, ainda na mesma semana, realizei um exame a mais uma senhora que, apesar dos seus 75 anos, a sua aparência física e mental era de muito menos idade. Na realização do exame a senhora apresentava-se ligeiramente queixosa, porque gostava muito de ler e agora a sua visão estava a dificultar-lhe esta atividade.

Realizei o exame e no fim, como assumida amante de livros, questionei a senhora de qual o seu género de livros preferidos. Assim a senhora acabou por me contar que se reformou, mas que optou por não se resignar a ficar em casa, então todos os dias “ Acordo, arranjo-me como se fosse trabalhar e vou até ao café em baixo do prédio. Bebo o meu cafezinho e leio o jornal.” – AUTOESTIMA - A senhora, apesar da idade e de não ter obrigações que a levem a arranjar-se para sair de casa, acaba por fazê-lo, alimentando o seu amor-próprio e cuidando da sua aparência, pela forma como isso a faz sentir.

A senhora contou-me ainda que participava num grupo de poesia num determinado dia da semana e que lia bastantes livros da biblioteca, sendo que só este ano já tinha lido cerca de 90. – EXERCITAR/ ALIMENTAR A MENTE – Talvez o facto de a senhora ler tanto e manter a sua mente constantemente em exercício isso permita que o seu envelhecer seja mais saudável. Além de toda a cultura e conhecimentos que podem advir dos livros e talvez contribuam na sua vida para ela ser e estar como é hoje, uma jovem de 75 anos.

 

Acredito na unicidade do Ser humano e que cada Ser experiencia de forma subjetiva a vida. Talvez todos estes pensamentos não me levem a lado algum, ou será que levam? Será que se tentar praticar na minha vida estes princípios algo mudará? Talvez saiba agora mais formas de me manter feliz e saudável.

 

4 comentários

Comentar post