Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Simples

Simplesmente Simples

Qui | 19.07.18

E Tu, Yogas?

32313508_1875488405815816_4495586515476283392_n.jp

 

Este post não é sobre uma foto bonita, não é sobre uma paisagem deslumbrante nem uma posição de yoga esplendidamente bem realizada.

 

Apesar de realmente adorar a foto e esta representar um dia feliz, no sítio que me viu crescer, esta foto é sobre uma redescoberta acerca de mim e da vida que o yoga me tem proporcionado. 

Não pratico há imenso tempo, nem tenho toda a força e flexibilidade que gostaria na prática, mas o caminho faz-se caminhando:)

 

Retenho em mim cada vez mais a certeza de que cada dia é um dia novo e que o nosso momento nunca é o mesmo. Hoje podemos realizar certa posição do yoga impecavelmente e amanhã nada sair como gostaríamos. Assim é a vida e assim somos nós, em constante mudança.

 

Respirar é básico e automático, mas cada vez mais tenho a convicção de que a respiração consciente pode transformar a nossa energia e nos auxilia a aquietar a mente. No yoga a respiração é fundamental para nos manter focados na posição ou no exercício que estamos a praticar, além disso, uma respiração calma e prolongada ajuda-nos também a prolongar o movimento, a chegar mais longe. 

 

E sobre chegar mais longe, o yoga também tem sido uma redescoberta, digamos que, para mim funciona como um lembrete: Nós chegamos sempre mais longe do que o que a nossa mente nos faz acreditar. Criamos limites próprios e acreditamos neles, o que realmente nos impede de chegar lá. Em cada posição de yoga existe uma redescoberta de novos limites, de novas distâncias, que só são realmente possíveis deixando a mente de lado e focando na respiração

 

Por fim, mas não menos importante. Se bem que tudo é um caminho e não acredito haver realmente um fim, de certeza que a cada aula e a cada respirar virão novas aprendizagens e novos insights.

Então, o yoga relembra mais uma vez a importância da não comparação (que falei aqui) e de mantermos o foco. É “engraçado” quando estou a fazer uma certa posição e estou focada em mim, na minha respiração, tudo vai correndo bem... se por acaso olho para a colega, tiro o foco ou me comparo de alguma forma perco o equilíbrio e a posição acaba por fracassar... assim somos nós na vida. É importante estarmos focadas, não nos compararmos, mantermos o nosso equilíbrio (e aqui o yoga reforça mais uma vez a extrema importância do equilíbrio) para chegarmos aos nossos objectivos, para termos uma vida mais plena e feliz. 

 

Como tão bem diz a minha professora: “O yoga é maravilhoso.” 

17 comentários

Comentar post