Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Simplesmente Simples

Sex | 07.12.18

Ficar Sem Chão e Vencer!

O testemunho de hoje é o da querida Carla, uma amiga que em plena adolescência tudo mudou na sua vida. 

Mais uma convidada anónima que o seu testemunho me pode inspirar.

 

Vou escrever sobre um tema que acredito que será importante para muitos adolescentes que tiveram de emigrar do Brasil para Portugal ou para outro país!!

Pois é, infelizmente esta realidade está a ocorrer de forma gritante novamente, porque a época que vim foi na época do Presidente Collor de Mello... e após 25 anos... o meu Brasil, está ainda pior!!... É lamentável mesmo!! Sejam bem-vindos meus compatriotas.

Eu vim nos meus 16 anos!!... SOCORRO!!...( é a primeira palavra que veio em minha
Cabeça).
Posso dizer que esta mudança, me transformou muito... transformou no sentido de responsabilidade, autonomia, perseverança e desprendimento material!!

Esta mudança não fui eu que escolhi, foi imposta... eu costumo dizer sempre “ eu não emigrei, eu tive que renascer “, porque sair do seu país com a sua família, sabendo que o seu apartamento será vendido; aquela casa em que todos os seus fins de semana você estava com amigos na praia contemplando o Sol, lua e as estrelas... terá um fim!!

Por mais que me dissessem de todos os pontos negativos em que o meu país estava passando... um adolescente está vivendo o seu melhor momento!!

Minha família, amigos só falavam da palavra “despedida”, que sujeita avassaladora, desgraçada!!

Enfim...virei as costas para tudo: meu espelho onde todos os dias eu adorava ver a minha cor dourada do Sol e afirmava que me tornei numa menina crescida...onde passava as tardes a dançar; na minha cama onde muitos sonhos ali partilhava... e daí vai... coisas tão pequenas, mas que na adolescência possuem uma brutal importância!!

E por ultimo um adeus à uma pessoa que me ouvia, mimava com a sua comida...a minha eterna “ mãe preta” Avião decolou...

Chegada em Portugal, cidade do Porto...

E daí essas palavras que tanto está na moda: desafios, objetivos, sonhos, disciplina, experiências... nos meus 16 anos foram uma constante!!... 24 horas sobre 24 horas...

Tracei objetivos para atingir um sonho, através de muita disciplina... cursar uma faculdade!! Obstáculos constantes, desde professores que tentaram destruir o meu sonho, mandando eu voltar para o meu país, dizendo que não teria capacidade para atingir x média, professores abandonando as aulas de apoio, momentos bastantes difíceis, mesmooooo!!

Como sobrevivi a esse avalanche todo??!! Muita determinação e por favor não deixem que estraguem os vossos sonhos.

Na verdade, eu consegui!! A professora estava na portaria à minha espera, para me dar um abraço e até hoje nos falamos.

O que posso dizer desse pequeno, mas longo trecho da minha vida para te ajudar a seguir em frente?! A vida prega partidas, se optarmos vivê-la de maneira leve com determinação, sabedoria... e encararmos que em cada tropeço, você vai avançar ainda mais para a vitória... o caminho é mesmo esse!!

Aproveito para acrescentar, algo que ao longo dessa etapa de tanta persuasão... eu simplesmente esqueci... contemplar o sol, a lua e as estrelas.... Viva na sua verdadeira plenitude!!

 

O que a história da Carla pode acrescentar à minha vida?

Estarei a escolher viver na minha verdadeira plenitude?