Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplesmente Simples

Simplesmente Simples

Ter | 24.07.18

Flexibilidade Comportamental: Como?

7303A2A2-640A-470C-816A-609D53FF7908.jpeg

Hoje quero falar de flexibilidade, palavra que me tem assolado a mente e que tem habitado as minhas intenções diárias.

 

Na minha vida existem algumas pessoas que o seu comportamento me perturbava. Em tempos eu diria que são daquelas pessoas que têm várias caras, e que no fim conseguem tudo o que querem e ainda aparentemente ficam bem aos olhos dos outros. Isto era algo que me incomodava realmente.

 

À luz das minhas aprendizagens comecei a observar essas pessoas de forma diferente.

E se eu observasse essas pessoas de outro prisma?

E se, por momentos, eu pudesse olhar para as pessoas e ir além da forma como elas me fazem sentir, mas tentasse perceber o que posso aprender com elas?

Afinal o que poderei eu aprender com essas pessoas, que me auxiliaria a alcançar os meus objectivos e a melhorar os meus resultados?

 

Apercebi-me que há algo muito marcado em comum nessas pessoas: Flexibilidade Comportamental!

 

Apesar do meio e do fim de cada um (mais certo ou errado aos meus olhos), essa flexibilidade poderia ser algo que me daria uma enorme ajuda em diversas situações na minha vida.  Não me refiro ao ter várias caras, refiro-me ao conseguir adaptar a minha forma de abordagem às diferentes pessoas e situações, mantendo a minha essência e os meus princípios. Talvez eu pudesse, respeitando quem sou, adaptar a minha forma de estar e diminuir a minha resistência nalgumas abordagens - eu chamo a isso de flexibilidade comportamental.

 

Sei agora que essa flexibilidade me daria uma enorme ajuda a chegar onde quero chegar. Compreendo hoje que essa flexibilidade me poderia facilitar o caminho e ajudar a progredir. Talvez a flexibilidade seja um hábito útil a instalar na minha vida.

O que farei com isso? Continuarei a analisar as pessoas da mesma forma, ou poderei aprender algo com elas, nomeadamente essa flexibilidade?

3 comentários

Comentar post