Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Simplesmente Simples

Simplesmente Simples

Poluição Mental

29386721_1818316004866390_6726685093600952320_o.jp

 
Hoje quero falar de um tema que está na moda: a poluição.  As redes sociais são exemplo disso, pois constatas inúmeras pessoas a alertar para a poluição e para a importância de diminuirmos a nossa pegada ecológica, o que é óptimo e realmente importante.  
 
Contudo eu coloco a seguinte questão: Será que a poluição se refere só ao lixo que produzes? Será que aquilo que pensas não se pode considerar uma forma de poluição?
 
Considero que além do lixo que produzimos, aquilo que pensamos também poderá ser um tipo de poluição. Se tiveres um pensamento menos positivo e o alimentares ele vai-se propagar, as pessoas que te rodeiam serão afectadas, conscientemente ou inconscientemente, com esse pensamento e consequentemente o mundo que te rodeia - é o chamado efeito borboleta!
Ou seja, todos os teus pensamentos acabam por afectar o mundo que te rodeia e o teu planeta! A poluição mental poderá ser tão ou mais perigosa como a poluição ambiental.
 
Ao longo da vida apercebi-me que se vivesse uma fase mais sombria, com mais pensamentos negativos e destrutivos, todas as minhas relações acabavam por ser afectadas negativamente. Inconscientemente a minha poluição mental estava a contaminar o meio ambiente.
Assim, aos poucos apercebi-me que tomando atitudes e pensamentos mais positivos essa relação sinérgica também acontecia. Claro que não é fácil controlar tudo o que pensamos, a nossa mente é uma arma poderosíssima, mas podemos escolher quais pensamentos alimentar, tendo em conta que isso afectará directamente a nossa vida e a vida do planeta, nas pessoas que o habitam. 
 
E tu, que pensamentos decides alimentar? De que forma essa escolha interfere na tua vida e nas tuas relações?
 
Não podemos exterminar a poluição ambiental de um dia para o outro, tal como a poluição mental, mas podemos ter consciência de que forma essa poluição interfere em nós, nos outros e no meio ambiente. Dessa forma, será mais fácil tomar consciência dos nossos próprios pensamentos e ganhar algum controlo sobre essa poluição.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D