Vulnerabilidade: Até Onde?
Tenho falado bastante acerca da vulnerabilidade e da sua importância aqui no blog, como podes ler aqui e aqui.
Contudo, após verificar uma onda de vulnerabilidade nas redes sociais surge-me ainda reflexão sobre esta palavra.
A vulnerabilidade é importante sim, para me conectar mais facilmente com a minha essência e viver a minha verdade. Nas redes sociais verifica-se um crescente número de pessoas a partilhar as suas dores e vulnerabilidades, pois aumentando empatia com os leitores, também aumenta o número de leitores e seguidores. E até aí está tudo certo! Todos somos livres de levar a nossa vulnerabilidade até onde queremos, mas que esse não seja somente o caminho para aumentar os seguidores pois, se assim é, talvez essa vulnerabilidade não me traga assim tanta felicidade e liberdade a longo prazo.
Em tudo na vida importa definir bem a intenção, o porquê de me vulnerabilizar.
Gostava ainda de acrescentar que defendo a importância da vulnerabilidade, mas, até onde deve ir essa vulnerabilidade? Até que ponto é importante vulnerabilizar-me?
Como Seres numa situação subjetiva e pessoal que se chama vida, tudo é subjetivo e deve ser vivido em função de cada pessoa. A minha vulnerabilidade deve ir até onde eu estiver confortável com isso e até que me faça sentido. Se esse limite mudar com o tempo, sou livre também para redefinir o conceito.
Nada é estanque e tem de ser. Tudo pode ser vivido na medida de cada pessoa, mantendo o meu bem-estar e de encontro às minhas intenções.